Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Diocese de Santos

Definição sobre Pastorais

pastoraisOs vocábulos "pastoral" e "pastor", assim como os que lhes soa correspondentes quando usados em relação as atividades da nossa Igreja, são baseados na idéia da imagem de Jesus o bom pastor.

Nas Pastorais, as pessoas conhecem-se pelo nome e o relacionamento é interpessoal e, não apenas funcional, como nos grupamentos de grande número de componentes. A pastoral possui características básicas (carismas) que definem seus objetivos, além de todas as outras particularidades inerentes à ação pastoral que está no íntimo de cada um destes grupos formados por cristãos batizados.

A Pastoral é o mais eficiente meio em que cada membro do Povo de Deus pode colaborar e participar voluntariamente da ação do seu Pastor Comunitário, que representa Nosso Senhor Jesus Cristo em sua comunidade.

Também, por causa desta relação comunitária do Povo de Deus, é fundamental que a ação de cada uma esteja em harmonia, concordância e em conjunto com as demais pastorais da Comunidade, pois sempre há necessidade de relacionamento em conjunto (PASTORAL DE CONJUNTO).

" Eu não vim para ser servido, mas para servir"

(Mt 20, 28).

A indolência, a preguiça, o medo do sacrifício e o comodismo destroem a beleza da doação de si mesmo:

" Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga"

(Mt 16, 24)

 

2. Acólitos - Coroinhas

coroinhas1Objetivo: Servir o altar e auxiliar o sacerdote e o diácono nas celebrações litúrgicas e testemunhar o amor pela Eucaristia.

Contato:

Viviane e Antônio

E-mail: viviane_fam@yahoo.com.br 

coroinhasfilostheos@gmail.com

Apostolado da Oração

 

É um movimento composta por  leigos católicos  cuja finalidade é a  santificação pessoal e a  evangelização das famílias. Tem uma devoção especial ao  Sagrado Coração de Jesus  e todos os seus membros rezam diariamente pelas intenções do  Santo Padre .
O movimento nasceu em um colégio da  Companhia de Jesus , na  França , em 1844, e logo se espalhou pelo mundo. No Brasil, o AO começou em Itu - SP, em 1871, por iniciativa do padre Bartolomeu Taddei, SJ, considerado o fundador e propagador do AO no Brasil. Hoje, tem aproximadamente 50 milhões de associados no mundo, dos quais 6 a 7 milhões no Brasil.
O membro do AO deve participar da Reunião Mensal, da missa da 1ª sexta-feira do mês, comprometer-se com a prática do Oferecimento Diário ao Pai, nas intenções do Santo Padre e colaborar na Missão de Cristo, vivendo essa espiritualidade.
A fita, que os membros do Apostolado da Oração usam é o sinal de pertença e entrega da parte daqueles que foram chamados para servir ao Sagrado Coração de Jesus. A fita não é um enfeite, mas um sinal de que fomos chamados para servir e dissemos nosso sim.

 

Coordenadora: Fátima

Contato: fatimamalpighi@hotmail.com

 

5. Batismo

batismoObjetivo: Evangelizar e despertar a vivência concreta da fé que professam e a importância do Testemunho na vida Cristã, através da catequese dos pais e padrinhos.

Contato: Maércio e Helena 

E-mail: marcaregistrada13@hotmail.com 

 

6. Bazar da Pechincha

bazar-pechincha

Objetivo: Promover eventos que possibilite aos mais carentes atendimento de suas necessidades.

Contato: Deise

email: grazielly_vidal@hotmail.com 

7. Catequese

catequeseObjetivo: Preparar crianças, jovens e adultos para uma vivência cristã, pela Palavra e pelo testemunho.

Contato

Catequese Infantil: Andrea e Anderson

 ak_rodrigues@yahoo.com.br

Pré-catequese: Rita e Márcia

 rita.avellaneda@hotmail.com

Crisma: Lurdinha, Gisele e equipe

gfidelisdasilva14@gmail.com

 

8. Círculo Bíblico

oracao4Objetivo: Evangelizar formando a consciência da Igreja em comunidade a partir da Palavra de Deus.

Contato: Maria Estela e Maria José - me.cunhadeandrade@terra.com.br

7. Comunicação

 

Uma das funções da PASCOM é comunicar. Mas acredite, comunicar não é “só comunicar”. A comunicação que a PASCOM trabalha engloba a comunicação entre as pastorais e a comunicação das pastorais com a comunidade; de forma a INTEGRAR as pastorais, os movimentos, as pessoas, o pároco; procurando levar todos a anunciarem a mesma palavra de amor que Jesus nos anunciou.A Igreja é servidora; por isso, a Pastoral da Comunicação coloca-se como parceira de todos os que querem fazer uma sociedade mais solidária, justa e fraterna. A comunicação não é apenas um meio para a solidariedade; é a primeira e mais básica manifestação de solidariedade. 

Comunicar, evangelizar e integrar esses 3 verbos definem nosso objetivo. 

A comunicação vem acontecendo através de publicações no site, no facebook, mensagens do whatsApp, informativo mensal, folders, cartazes e outros materiais. A Pascom de nossa Paróquia os utiliza para evangelizar, levando a palavra de Deus para todos, aonde estiverem. E o último verbo, integrar, vem sendo construído numa relação de parceria dos grupos e movimentos entre si, e também destes grupos e movimentos com a Paróquia e com a comunidade.

Junte-se a nós! E caso você esteja pensando: “Ah… Mas não sei nada sobre comunicação…”, engana- se! TODO CRISTÃO PODE SER COMUNICADOR DA PALAVRA DE DEUS!

Coordenadores: Simone e Mário

Contato: comunicacao@paroquiacoracaodejesus.com.br

 

 

11.Comunidade S. Inácio de Loyola - BNH

comunidade-inacio-loyolaObjetivo: Celebrar e viver a Eucaristia a partir de uma prática libertadora.
Contato: Ednalda e Rita - nenebiths@uol.com.br

12.Congregação Mariana

legiao-de-mariaObjetivo: Evangelizar no seguimento a Jesus Cristo através da espiritualidade e amor filial pela devoção a Maria Santíssima.
Contato: José Renato

E-mail:  joserenatoleal@hotmail.com

13.Conselho Econômico

CONSELHO-ECONOMICOObjetivo: Auxiliar na área administrativa e econômica da paróquia.
Contato: Marcos M. e Marcos R.

E-mail:marcospimoveis@bol.com.br 

14.Dízimo

dizimoObjetivo: Conscientizar a comunidade sobre a importância do dízimo como mandamento bíblico para a manutenção da vida paroquial em suas dimensões religiosa, social e missionária.
Contato: Francisco 

E-mail: francis.martins@uol.com.br 

15.ECC - Grupo de Serviço

ecc2Objetivo: Evangelizar através das famílias e engajá-las na vida social e comunidade.
Contato: Ariane e Alexandre

E-mail: enaira1978@hotmail.com

16.Equipe de Música

musica2Objetivo: Evangelizar e animar as Celebrações Litúrgicas por meio da música.

Contato:  Elaine

E-mail: elainesantos2006@gmail.com

18.Grupo Bíblico de Reflexão

grupo-biblicoObjetivo: Estudar e partilhar as leituras da Bíblia.
Contato:

Maria Emília 

E-mail:  mliacas@uol.com.br 

Juventude

juventude2Objetivo: Ajudar o jovem descobrir seu projeto de vida centrado na pessoa de Jesus Cristo como modelo a ser seguido.

Contato:

Julie

juliecostasilva@gmail.com

22.Liturgia

liturgiaObjetivo: Incentivar a vida da Igreja e das comunidades para que encontrem nas celebrações litúrgicas, o espaço próprio de se expressar e adquirir forças para testemunhar a fé no Cristo Ressuscitado.
Contato: 

Rosely e Silvio

E-mail: roselybatista@uol.com.br 

32. Matrimônio

Objetivo: Orientar os noivos sobre este importante momento comoPastoral do Matrimônio

sacramento na vida em comum e acolher na comunidade.

Contato: Ana e Gilmar

E-mail: a.m.m.barros@hotmail.com 

 

23.Ministros da Palavra e Eucaristia

13254588 930385847077904 1639620232507581785 n

O ministro extraordinário da sagrada comunhão é, na  Igreja Católica , um  leigo  a quem é dada permissão, de forma temporária, de distribuir a  comunhão aos fiéis, na  missa  ou em outras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado ( bispo ,  presbítero  ou  diácono ) que o possa fazer.

Na verdade, é a estes que compete, por direito, distribuir a comunhão. Por esse motivo, o nome desta função é ministro extraordinário da comunhão, e não da  Eucaristia , visto que apenas os sacerdotes são ministros da Eucaristia.
Os ministros extraordinários da comunhão surgiram na Igreja Católica após o  Concílio Vaticano II , como resposta à escassez de ministros ordenados, e à necessidade de pessoas que pudessem auxiliar os ministros ordenados na distribuição da comunhão em diversas circunstâncias.
Os ministros extraordinários da comunhão devem ser escolhidos entre a comunidade cristã e serem pessoas idôneas e com boa prática cristã. Os candidatos, antes de assumirem as suas funções, devem receber uma formação  litúrgica  e  doutrinal . No fim de tal formação, são admitidos pelo  bispo  às
funções para que foram escolhidos, em uma celebração litúrgica. Normalmente, a função é atribuída por um determinado prazo, que geralmente pode ser renovado (provisão).


No entanto, para o caso de uma celebração em que são necessários os serviços de um ministro extraordinário da comunhão e não se encontra nenhum na assembleia, pode ser designada nesse momento uma pessoa idônea que auxilie o presidente da celebração. O  missal romano  apresenta, para esse efeito, uma fórmula de designação eventual de ministro extraordinário da comunhão. Neste caso, porém, a designação desse ministro cessa ao terminar a celebração.


São estas as funções dos ministros extraordinários da comunhão, quando não houver ministros ordenados disponíveis ou em número suficiente:
- distribuição da comunhão na  missa ;
- distribuição da comunhão fora da missa, aos doentes ou outras pessoas que com razão o solicitem;
- administração do  viático (comunhão dada aos moribundos);
- exposição do  Santíssimo Sacramento  para adoração dos fiéis (mas não a bênção com o mesmo), em       situações específicas.

 

Coordenadora: Fátima 

Contato: fatimamalpighi@hotmail.com

 

24.Oficina de Oração e Vida

oracao3Objetivo: Exercitar o ensinamento de orar e viver a fé. Trata-se de um serviço eminentemente leigo, aberto aos cristãos de modo geral.
Contato: Shirley

 shirley.soaresdiscacciati@gmail.com

25.Pastoral da Saúde

pastoral-saude2Objetivo: Ser solidário com os enfermos e idosos através de visitas, levando conforto espiritual pela Palavra de Deus e Eucaristia, carinho, amizade e amor.
Contato: Marcelo

E-mail: marcelo_bandiera@hotmail.com

28.Promoção Social

pastoral-socialObjetivo: Promover eventos que auxilie as entidades na superação de suas carências.
Contato: Rita e Ciso

E-mail: rita.hurtado@globo.com 

33.Recreação Infantil

recreacao jesusObjetivo: Evangelizar e animar as crianças de nossa comunidade

com atividades lúdicas enquanto os pais estão na missa de domingo às 19h.

Contato: Margareth e Mário e Flaviana e Ademir

E-mail: rml@petrobras.com.br 

 

29.Renovação Carismática

renovacaoObjetivo: Reavivar o ardor missionário das pessoas que servem ao Senhor. Pela Oração e pelo testemunho de vida.
Contato: Ana

E-mail: ana.ef.marilia@hotmail.com

 

30.Roupeiro

roupeiroGrupo de serviço formado por 26 senhoras, voluntárias, que confeccionam as peças que compõem o enxoval a ser doado para os bebês das mães carentes de nossa e de outras comunidades. 

Além das peças para o enxoval, são feitas peças artesanais com bordados, crochés e pintura para serem vendidas em bazares para arrecadarmos fundos para compra de produtos que o grupo não faz, como: fraldas, toalhas, lençois...

Conta também, com doações de tecidos, lãs e outros materiais das colaboradoras do grupo e de outros paroquianos. 

Os bazares são realizados na Paróquia, em maio e setembro. O roupeiro também participa do Bazar de Natal, em novembro. Mas, há planos, para criação de um local permanente para venda dos artesanatos.

As gestantes podem adquirir o enxoval a partir do 7º mês de gravidez, apresentando RG, caderneta do pré-natal e comprovante de residência. 

Em 18 anos de atividade foram entregues 2056 enxovais.

O grupo se reune, semanalmente, às segundas-feiras, 14h, para aulas de pintura e as quartas-feiras, das 13h30 às 17h para os trabalhos com costura, crochê, artesanato e montagem de kits.

O grupo é coeso, sem distinção de credo, em todas as reuniões há um momento de leitura da bíblia e reflexão.
Contato: Nadir 

E-mail: lacypa@hotmail.com

31.Vicentinos

vicentinosObjetivo: Atender pessoas ou famílias em situação de emergência alimentar buscando recursos entre contribuições dos membros da pastoral, dos paroquianos e da Paróquia.

Atualmente são assistidas 14 famílias sendo: 28 adultos e 32 menores.

O grupo se reune, semanalmente, as segundas-feiras, às 17h. A entrega dos alimentos as famílias é feita a cada 3 semanas, no mesmo horário, onde temos um momento de reflexão com a leitura da Palavra de Deus. Mas, lembramos que não distinguimos a religião das famílias atendidas.
Contato: Pedro

E-mail: pedca005@gmail.com