Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Diocese de Santos

22.Liturgia

liturgiaObjetivo:

A Liturgia é o culto sagrado que os antigos levitas ofereciam a Deus e que hoje é prestado pelo próprio Cristo, que se fez Sacerdote e Vítima de nova e definitiva Aliança, estendido até nossos dias pela celebração da Eucaristia, que unindo o nosso sacrifício ao de Cristo nos faz também “hóstias vivas”.
A Liturgia católica, instituída por Jesus, visa celebrar (=tornar célebre), dar importância, honrar, exaltar, em comunidade, a Santíssima Trindade de modo especial e celebrar os “santos mistérios”.
A palavra Liturgia vem do grego λειτουργία, que significa ação do povo.
O Concílio Vaticano II, através da Constituição Dogmática Sacrosanctum Concilium (SC) expôs de modo admirável o que é a Liturgia e como ela deve se realizar.
“Toda celebração litúrgica, enquanto obra de Cristo e do seu corpo, que é a Igreja, é ação sacra por excelência” (Sacrosanctum concilium, n.7).
“Na liturgia Deus fala a seu povo. Cristo ainda anuncia o Evangelho. E o povo responde a Deus, ora com cânticos, ora com orações” (SC,13).
Pela Liturgia a Igreja celebra o mistério de seu Senhor “até que Ele venha” e até que “Deus seja tudo em todos” (1Cor 11,26;15,28).
A Liturgia é uma ação sagrada, com ritos, na Igreja e pela Igreja, pela qual se realiza e se prolonga a obra sacerdotal de Cristo, para a santificação dos homens e a glorificação de Deus. (cf. SC,7)
Podemos dizer que o último tempo da história da salvação – o tempo de Cristo e da Igreja – é o tempo da Liturgia, uma vez que ela torna presente a obra redentora de Cristo pela celebração dos Sacramentos. Assim, somos também nós participantes da história da salvação.
A Liturgia é a própria história da salvação em exercício, já que nela se celebra (torna presente) tudo o que Deus realizou ao longo dos séculos para salvar os homens.
Também fiz um texto sobre nossas atividades:
Atividades:

A Equipe de Liturgia se reúne sempre na última terça-feira do mês para tratar das celebrações do mês seguintes, e é composta pelo coordenador de Liturgia e pelos coordenadores das missas do sábado e domingo, pelos coordenadores da Música, da Acolhida e dos Coroinhas.
Coordenador das Missas de sábado:
• 19h: Claudia Soares
Coordenadores das missas de domingo:
• 9h: Patrícia Minnicelli e Angelica Lopes
• 10h30 (na Comunidade de Santo Inácio): Luiz Kauffman
• 17h: Heloisa
• 19h: Carla e Ronaldo
Coordenador da Música:
• Elaine e Regina
Coordenador da Acolhida:
• Alexandre e Ariane
Coordenador dos Coroinhas:
• Antônio e Viviane

Além de tratar das celebrações mensais, a Equipe de Liturgia faz a escala de leitores, comentaristas e ministros extraordinários da sagrada comunhão.

Além das reuniões fixas mensais, a equipe faz reuniões específicas, e escala específica para tratar de celebrações como a Semana Santa, Natal, Ano Novo e Novena do Sagrado Coração de Jesus.

Contato:

Rosely e Silvio