O QUE ESPERAR DE 2016!

Iniciando mais um ano na História da Humanidade, surge no coração de cada um uma pergunta fundamental, que revela o sonho e os projetos pessoais ou coletivo, sempre na perspectiva de uma realização pessoal ou social.: O que esperar de 2016?

Sonhar faz parte da caminhada de quem assume seu papel de coadijuvante na transformação da História, muitas vezes marcadas por conflitos  e por decisões nem sempre corretas, e que terá, certamente, sinais de derrota ou fracasso, se não conduzida à luz da fé e da esperança, marcas indeléveis que todo ser humano deveria trazer em seu coração, mesmo nos conflitos e no próprio  aparente fracasso.

A desilusão que permeia a vida dos brasileiros,  lamentavelmente está em alta.  Porém, a derrota jamais será capaz de roubar de nós, a esperança de um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

No campo da Política estamos assistindo estarrecidos uma avalanche de denúncias de corrupção, creio eu, sem procedência na História de nosso País... Há os que dizem que ela (corrupção) chegou ao Brasil navegando com Pedro Alvares Cabral... o que é demais lamentável; outros dizem que cresceu assustadoramente quando a chamada “esquerda” assumiu o Poder, deixando escapar a oportunidade de devolver aos mais pobres de nosso País, a esperança de um Brasil sem fome, onde os mais “miseráveis” teriam acesso aos bens de primeira necessidade, sem depender do paternalismo que os chamados de “direita” defendeu quando esteve no Poder.

Nem a “esquerda e nem a direita” serão capazes de devolver a esperança dos Pobres, sem eliminar do coração a ganância e a sede do ter e do poder, mesmo que isso venha roubar da mesa de milhões de brasileiros o alimento do seu dia a dia.

No campo Religioso, independente do Credo que se professa, desde que tenha um olhar a partir do Evangelho encarnado, sem manipulação, muitas vezes até para defender certos interesses, temos a certeza que 2016 vem cercado por grandes desafios, onde cada um de nós somos chamados a colaborar a fim de devolver a todos, a certeza de que teremos “Um feliz Ano Novo”.

Pe. Antonio Alberto Finotti

Paróquia Sagrado Coração de Jesus